ROSSANA APPOLLONI
Newsletter

 

QUEM SOU

À medida que crescemos vamo-nos adaptando à educação que recebemos e ao ambiente sociocultural onde estamos inseridos. Sem termos consciência disso, vamos obedecendo a determinadas regras e expectativas que muitas vezes nos afastam da nossa verdadeira natureza. Somos então invadidos por um sentimento de vazio e de tristeza que frequentemente nem conseguimos explicar. Nesse momento perguntamo-nos: que sentido faz tudo isto? Perante esta questão premente, estamos preparados para iniciar um caminho de autodescoberta, no desejo de encontrar o Eu que se esconde por detrás das tantas máscaras que fomos construindo. Surge então a oportunidade de percebermos quem verdadeiramente somos e de o exprimirmos através de um trabalho de integração da nossa personalidade para conseguirmos exteriorizar todo o nosso potencial e viver uma vida plena, uma vida feliz, de acordo com os nossos desejos e a nossa vontade interior. É assim que eu vejo a vida: uma escolha!

 

Todos podemos ser felizes, mas a felicidade conquista-se! O conhecimento de quem somos e do que verdadeiramente queremos é o primeiro passo num percurso que do sofrimento nos leva à mudança, rumo a uma vida de bem-estar e de qualidade. Viver a vida que ambicionamos, com um sentimento de liberdade, de autonomia e de responsabilidade, é assumir que somos autores de uma história cuja progressão só depende de nós.

 

Os textos que publico, as sessões individuais e de grupo que realizo e as formações que proponho refletem este percurso de desenvolvimento pessoal. Explorar a natureza humana, conhecer todo o potencial que existe dentro de nós, ultrapassar os obstáculos e fazer deles oportunidades de aprendizagem e de crescimento são os principais temas presentes no meu trabalho.

 

BIOGRAFIA

 

Após uma primeira formação académica em Cinema na ESTC de Lisboa (1998), Rossana Appolloni foi para Itália, onde fez uma licenciatura em Linguística (2006) e um mestrado em Psicolinguística (2009) na Faculdade de Letras e Filosofia da Universidade de Perúgia. É ainda mestre em Psicologia Clínica pela Universidade Lusófona de Lisboa (2013) e tem a especialização psicoterapêutica em Psicossíntese (SIPT, Itália 2008), Hakomi (Esalen, EUA 2016) e Biossíntese (CPSB, Portugal).

 

Além de dar formação, dedica-se à prática de counselling/psicoterapia individual e de dinâmicas de grupo. Lecionou na Universidade de Perúgia e na Escola do Exército Italiano durante os 11 anos que viveu em Itália. Atualmente, colabora com o Instituto Gulbenkian de Ciência como formadora e com a Fundação para o Estudo, Prevenção e Tratamento das Dependências como psicoterapeuta.

 

É autora dos livros Ousar ser feliz: Dá trabalho mas compensa! (publicado em novembro de 2013 e reeditado pela Editora Self com novos textos em setembro de 2014) e Do Sofrimento à Felicidade - Da Psicanálise à Psicologia Positiva (setembro 2015, ed.Self).

 

© Rossana Appolloni 2013 - 2016. Todos os direitos reservados. Webdesign: Monóculo. Fotografias de Benjamim Silva.